O desenvolvimento de competências empreendedoras no ensino superior

uma análise comparativa de discentes e docentes

Autores

  • Ionaé Camila Zamboni UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Nilara Izabel Von Fruauff Pavan UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18696/reunir.v15i1.1585

Palavras-chave:

Competências Empreendedoras, Universidade, Desenvolvimento

Resumo

O desenvolvimento de competências empreendedoras passa a ser tema de grande discussão principalmente dentro das Universidades, uma vez que as mesmas desempenham papel de desenvolvimento e mudança onde estão inseridas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou verificar as percepções de docentes e discentes acerca do desenvolvimento das competências empreendedoras dos alunos do curso de Administração. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, sendo utilizado para a coleta de dados questionário com os acadêmicos e entrevistas semiestruturadas com os docentes. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para os dados qualitativos e para o tratamento dos dados quantitativos foi utilizada a técnica de análise descritiva. Os resultados encontrados apontam uma dificuldade em manter o aluno interessado e participando ativamente da Universidade. Desse modo, faz-se necessário uma educação voltada ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes através da introdução da inovação dentro de todos os componentes, de modo a se trabalhar ensino, pesquisa e extensão em conjunto, trazendo o aluno para a vivência universitária através do desenvolvimento de competências empreendedoras, desenvolvendo o trabalho em equipe e a autoestima dos mesmos.

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Biografia do Autor

Ionaé Camila Zamboni, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Formada em Administração com Ênfase em Cooperativismo e Pequenos Empreendimentos em UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul (2017-2022). Ensino médio completo em EEB Emília Boos Laus Schmidt (2016).

Nilara Izabel Von Fruauff Pavan, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Data Science e Analytics pela USP/ESALQ e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e em Marketing pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente participa como voluntária no grupo de pesquisa e extensão em empreendedorismo na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e pesquisa Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Competências Empreendedoras.

Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Doutorado (2012) em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado (2008) e Graduação (2005) em Administração também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência profissional na área de gestão de pessoas, tendo atuado como Diretora de Gestão de Pessoas da UFFS em 2010/2011 e também atuou como Chefe de Gabinete de 2011-2016. Atua, em convênio, como Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Administração Universitária, Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Gestão da Inovação e Educação a Distância.

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Publicado

2025-08-17

Como Citar

Zamboni, I. C., Von Fruauff Pavan, N. I., & Benetti Tonani Tosta, K. C. (2025). O desenvolvimento de competências empreendedoras no ensino superior: uma análise comparativa de discentes e docentes . REUNIR Revista De Administração Contabilidade E Sustentabilidade, 15(1), 16-31. https://doi.org/10.18696/reunir.v15i1.1585

Edição

Seção

Artigos científicos